Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

15 janeiro 2009

Zarathustra

Também Zoroastro, na forma grega do nome.

Foi o legislador e fundador da religião conhecida sob denominações diversas tais como Mazdeísmo, Magismo, Parsismo, Culto do Fogo ou ainda Zoroastrismo.

Pretendem alguns autores haver Zarathustra (pois Zoroastro é um nome genérico} nascido em Bactriana e outros o dizem natural da Bíblica Rhagés, não distante da atual Téheran. Quando ? Tão longínquos aqueles tempos! 0 escritor Haug, por exemplo, assinala para Zoroastro, escrevendo acerca das "Etapas do Verbo Solar", uma antiguidade não menor do que 1000 anos antes de Cristo, Filho de Maria. Dizem ainda ter ele vivido nos dias do rei Vistaspa, uns 3000 anos antes da nossa era. Datas pouco importam; sabemos ter sido ele uma das mais luminosas inteligências "descidas" â Terra, um dos maiores homens que abençoaram este indigente mundo com sua augusta presença. Seus maravilhosos ensinamentos por largos círculos se difundiram sob o nome de Magismo tendo sido adotados pelos adeptos de outrora, os astrônomos da Caldéia.

Dissemos ser Zoroastro um nome genérico, para os grandes reformadores e legisladores. Segundo Helena P. Blavatsky, a jerarquia começou com o divino Zarathustra, no Vendidãd - primeiro livro de fragmentos zendas, mais conhecido como o Zend-Avesta - findando a mesma gloriosa jerarquia com um homem realmente maravilhoso, porém mortal. Mortal, na condição de humana criatura, pois que, vindos do TODO, seremos todos, um dia... imortais!

Ainda segundo a "Doutrina Secreta", de H.P.B., o derradeiro Zoroastro teria sido o fundador do Templo do Fogo de Azareksh, muitos séculos antes da era propriamente histórica.

Conta-se que nasceu lã pelas montanhas de Elbourz, descendente de antiga estirpe real; conta-se também que certa vez, caminhando pelas selvagens solidões das florestas,um visionário predisse-lhe que seria " um rei sem cetro e sem diadema ",um monarca coroado pelo Sol...

Num morrer de tarde, chegou o mancebo - infatigável caminhante,numa busca que ele mesmo ignorava - a um vale, onde sussurrava uma fonte.

Uma mulher vestida de branco, enchia seu cântaro. A uma pergunta do peregrino, respondeu ela que o vale pertencia ao patriarca Vahoumano, guardião do Fogo puro e servo do Altíssimo. Assim nos relata Schuré, em sua literatura toda poesia.

E a rapariga do cântaro,acrescentou: - "Aquele que beber desta água, sofrerá inextinguível sede, uma sede que só Deus pode estancar".

Sede que somente Deus poderia estancar...

Vestido de peles de carneiro,Zoroastro passou dez anos ao abrigo de uma floresta de cedros, alimentando-se com o leite e o pão que lhe traziam os pastores. Era despertado por uma águia, na hora em que o Sol ia nascer.

Muitos anos depois foi que ele ouviu a voz de Ormuz e lhe contemplou a gloria. Ormuz ou Ahura Mazda é o deus dos zoroastrianos ou parses modernos. Está simbolizado pelo Sol, sendo, como é, a Luz das luzes.

Secretas palavras foram ditas então ao discípulo de Vahoumano, sendo este por alguns Gnósticos identificado com Melchisédec, o iniciado de Abrahão.

Dissera Vahoumano ao mancebo, quando este, misteriosamente guiado, foi ao seu encontro: "Vem viver na floresta e desaparece aos olhos dos teus. Quando voltares, serás outro; não mais Ardjasp, mas Zarathoustra , ou seja: " estrela de ouro ou esplendor do Sol . .

Porque Ardjasp, nascido nas tribos de Elbourz, que se chamava então Albordj, era o formoso mancebo, descendente de estirpe real...

Muitas vezes falou-lhe a voz de Ormuz que lhe falava numa voz interior ou por meio de imagens ardentes, quais pensamentos vivos que lhe abrasavam a alma. Misteriosas coisas lhe foram transmitidas pela voz divina... E todo o Zend-Avesta é um diálogo entre Ormuz e Zoroastro: "Do Fogo - segredou Ormuz - recebi a existencia!”

No Zend Avesta palpita um otimismo sadio, bem contrário ao pessimismo bouhista. Ormuz condena a violência e a injustiça, apresentando a coragem como sendo a primeira virtude do homem.

No pensamento de Zoroastro parece palpitar a presença continua do mundo invisível; toda sua atenção é porem focalizada na ação, na conquista da terra, a energia da vontade disciplinada pela alma.

Maiores informações, contate-nos...

Obrigado, por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário