Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

14 janeiro 2009

MOYSES

ASPECTOS HISTÓRICOS DO PROFETA E DO POVO JUDEU
A Bíblia e os historiadores do profeta Moysés destacam feitos e virtudes da maior grandeza. Mas, as narrativas parecem esconder, em seu meio, questões da maior evidência, ou detalhes a respeito do grande iniciado, relativos ã sabedoria iniciática das idades.

A grande figura do profeta, perante divagações históricas, dá sobejas satisfações aos interessados; mas, quando se a buscam diretamente, os fatos históricos tornam-se sem consistência ou escondem apenas a realidade sobre o personagem.

Os grandes iniciadores trazem em suas vidas condições diferentes das vidas fora da iniciação, e isto confunde o raciocínio dos analistas presos à letra. A iniciação nos mistérios da grande lei é tarefa para os que possuem conhecimentos esotéricos.

Moysés, no plano iniciático, ganha maiores proporções no problema relativo ao povo escolhido. Biblicamente, Jeová escolheu os israelitas; neste caso, entender-se-ia que o Senhor supremo, o incognoscível e Deus da justiça, concede privilégios, pura e simplesmente.

Talvez nessas narrativas estejam encobertas as mais importantes revelações dos tempos. Os eleitos envolvem em suas vidas todos os mistérios da criação e suas verdades compõem a verdade da vida desde as origens dos universos.

A realidade é que os componentes da caravana ou nação que Moysés guiou pelos desertos durante quarenta anos, era composta de tribos, como pequenas comunidades, com suas leis e líderes. Essas tribos eram de diferentes origens raciais e religiosas.

Do ponto de vista iniciático, isto pode perfeitamente significar união de pessoas, individualidades ou egos formando a nação universal e cósmica. Para o entendimento vulgar, nação e raça simplificam o entendimento e ao mesmo tempo escondem o lado secreto da realidade.

Moysés, como iniciado, com missão definida escolhe seu povo, para levar avante sua tarefa. A Bíblia diz “muitos serão chamados e poucos os escolhidos”.

As condições de tributários mergulhados na escravidão do Karma preparatório permitiam reunir os eleitos para o fim desejado de levar o povo ou nação ao testemunho da evolução na Ciência Iniciática das Idades, como aspirantes... ou para figurar o determinismo da lei superior.

Os escravos, que sofriam na carne o peso da chibata, teriam livres suas consciências, para sentir a força redentora do espírito.

As versões relacionadas com a nacionalidade de Moysés, inclusive a bíblica, parecem tratar do assunto apenas no campo material, mas o caso deve ser encarado no plano Universal.
0 mesmo acontece quanto ã origem do profeta.

A historia do cestinho de vime boiando no Rio Nilo, pode ser aceita por conveniências, ou como a versão de ter Moysés nascido da união de uma princesa Egípcia com um escravo judeu. Podendo ser possível, podem igualmente as várias versões estar longe da verdade.

A verdade é que a consciência humana ainda não estabeleceu clima para que se entenda a origem de Moysés, que pode ser... de outros lugares, ou com outras condições, perfeitamente ao alcance do Supremo Arquiteto do Universo.

Embora o povo judaico reivindique para sua raça a origem do profeta, e sendo ele o povo escolhido, não deve encarar os fatos como determinação da lei suprema. Pois a lei atua acima dos planos humanos e a humanidade julga pelo fator emocional. Mesmo porque há outras facetas de virtudes e valor desse povo, que sobrevive até estes dias, mais por seu estoicismo do que por condições comuns da vida, dando mesmo a impressão de que os judeus vivem em permanente estado de milagre, isso desde que existem como raça ou povo. Esse povo se mantém em evidencia pela inteligência e apego à luta pela sobrevivência através dos tempos.

Há que se entender que para cada expoente da raça judaica, existem milhões de israelitas anônimos que sofrem perseguições e marginalizações raciais. Por essas razões, o judeu é o povo mais discutido de todos os tempos. E se sua história já foi realmente escrita, por certo não foi ainda entendida.

... mais informações, contate-nos.

Obrigado, por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário