Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

15 janeiro 2009

Platão

Em todas as épocas e em todos os povos, aparece um ser que se sobressai entre os demais, portador de uma nova orientação filosófica, com que marca o apogeu e a história da civilização em que viveu.

Este ser, que se torna um homem respeitado e seguido pelo seu povo, nada mais é do que um elemento divino, oriundo de uma estirpe superior, que traz a forca da sua ascendência para incutir diretamente e no âmbito da sua influencia a ideais mais nobres e mais evoluídos, como que difundindo comportamento de grau mais elevado, visando à evolução humana.

Nem sempre tais seres de hierarquia superior aparecem aos olhos de todos como figura de destaque ou de projeção social. Muitos ao contrário, traçam para si posição humilde sempre baseada nas próprias convicções da sua doutrina, considerando sem importância os valores e as vantagens da vida material. “O meu reino não é deste mundo", disse Jesus o Cristo.

Pela coragem e firmeza da sua orientação, conseguem formar redutos inexpugnáveis que, embora pequenos e de limitada atuação no início, transformam-se depois do seu desaparecimento, numa fonte de sabedoria que se irradia através dos séculos e se espalha entre milhares e milhões de criaturas. É uma chama que se acende para a eternidade.

Nesta classe de seres divinos e com missão divina para orientar povos não podemos deixar de incluir o célebre Platão, que viveu de 429-347 a.C..Ele foi um verdadeiro iniciado nos conhecimentos da humanidade, dos seus mistérios, da origem e do objetivo da vida.

Foi um ser de rara envergadura.
Trouxe uma característica nova para a cultura da sua época, abordando todos os assuntos do comportamento humano e social, que ainda hoje são discutidos e ensinados.As suas idéias serviram de base para a formação de muitas escolas filosóficas, inclusive de grandes doutores da Igreja Católica como Santo Agostinho, e os seus originais ensinamentos repercutem no conhecimento moderno da filosofia e psicologia.

Quando vemos Platão falar da alma e dos sonhos, até parece que estamos estudando autores dos nossos dias, como Freud ou Jung, já agora com todas as minúcias que a ciência da psicanálise nos pode oferecer, beneficiada pela espiral evolucional do homem.

Neste particular, sentimos que Platão foi precursor de tão sublimes estudos, mas que só puderam ser esquematizados analiticamente 2.000 anos depois, porque entendemos que a sociedade do tempo de Platão não compreenderia nem assimilaria conhecimento mais profundo. Cada época aceita uma tonica da sabedoria e não adianta insistir em transmitir mais do que o necessário: "Não atireis pérolas aos porcos" disse Jesus, 0 Cristo.

Lembramos que, mesmo na época de Freud (1856-1939), não foi fácil implantar a psicanálise. Como não foi fácil a Galileu (1564-1642) proclamar que o Sol era o centro do sistema planetário.

Nasceu Platão na época em que começava o declínio de mundo grego. Segundo Edouard Schurë, a Grécia, como todas as coisas, teve o seu alvorecer, o seu meio-dia e o seu crepúsculo. É essa a lei dos dias, dos homens, dos povos, das terras e dos céus.

E Orfeu seria o iniciado da Aurora; Pitágoras, do Meio-Dia; e Platão, do Entardecer, de que resultou uma alvorada nova para a humanidade.

0 ano em que Platão nasceu foi o da morte de Péricles, o maior estadista grego que governou a Grécia no período áureo da civilização helênica, quando se lhe registram sucessos em todos os ramos de atividade, na cultura, nas artes, nos esportes, na guerra e no comércio. Povo algum atingira tão elevado grau de desenvolvimento. Era a Grécia o centro da civilização do mundo, e Atenas a sua principal cidade.

A administração de Péricles, por sua vez, foi tão célebre que deu ao século o seu nome: é o "Século de Péricles", como ficou sendo conhecida aquela fase brilhante da história grega.

Mas, já no final do governo de Péricles, Atenas estava ameaçada na sua integridade pela primeira guerra contra Esparta. Péricles foi o mais ardoroso baluarte da defesa. Construiu-se um túmulo monumental para jazigo dos restos mortais dos guerreiros que lutaram pela pãtria. E Péricles, na presença do povo que fora convocado para os funerais, pronunciou um dos mais belos discursos da história da antiguidade: “ O túmulo dos heróis é o universo inteiro e não se apóia em colunas carregadas de inscrições faustosas”.

Mais informações, contate-nos...

Obrigado,
por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário