Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

15 janeiro 2009

Pitágoras

A VIDA E FILOSOFIA DE PITAGORAS
Mnesarco e sua esposa, Partênis, estando na cidade de Delfos, para tratar de assuntos mercantis, decidiram consultar o Oráculo, para saberem se os fatos eram favoráveis ao seu retorno à Síria.
Quando Pitonisa (profetisa de Apolo), sentando-se no tripóide de ouro, sobre a abertura do oráculo, não respondeu ã pergunta que eles tinham formulado, mas disse a Mnesarco que sua esposa daria ã luz uma criança do sexo masculino, a qual estava destinada a sobrepujar a todos os homens em sabedoria e beleza, e que, através do curso da vida, contribuiria muito para o benefício da humanidade, ficou Mnesarco bastante impressionado pela preferência, que mudou o nome de sua esposa para Pitasis, em honra ã sacerdotisa pítica.

Quando a criança nasceu, na Ilha de Samos, em Siridon, na Síria,entre 600 e 590 A.C., era ela, como o oráculo tinha previsto, um menino. Mnesarco e Pitasis deram à criança o nome de Pitágoras, pois acreditavam ser ela predestinada pelo oráculo. Muitas lendas estranhas foram *reservadas sobre o nascimento de Pitágoras. Afirmavam alguns, que ele era um homem imortal; acreditavam outros, que era um dos Deuses que tinha tomado a forma humana, para que essa o permitisse vir ao mundo e instruir a raça dos homens. Pitágoras foi um dos muitos sábios e salvadores da antiguidade, aos quais uma concepção imaculada é atribuída.

Cita Godfrey Higgins, em seu 'anacalipse":
"A primeira circunstancia notável na historia de Pitágoras e de Jesus é que eles são naturais do mesmo pais; o primeiro, tendo nascido em Sidon e o segundo, em Belém, ambos na Síria. 0 pai de Pitágoras, assim como o pai de Jesus, foi informado profeticamente, que suas esposas dariam à luz um filho, que seria benfeitor da humanidade. Ambos nasceram quando suas mães estavam fora de casa, em viagem: José e sua esposa, tendo ido a Belém, e os pais de Pitágoras, tendo viajado, de Samos para Sidon por causa de seus assuntos mercantis. Pitasis, a mãe de Pitágoras, teve uma ligação com o espectro apoloniano ou fantasma do Deus Apolo (naturalmente deve ele ter sido um fantasma sagrado e aqui nós temos o Espírito Santo), que apõs apareceu a seu marido e lhe disse que não deveria ter ligações com sua esposa durante a gestação da mesma - uma história evidentemente análoga àquela relativa a José e Maria. A partir destas circunstancias peculiares, Pitágoras foi conhecido pelo mesmo título de Jesus, isto é, "Filho de Deus". A multidão supunha que ele estava sob inspiração Divina.

Nasceu Pitágoras, num dia entre 600 e 590 A.C. e viveu, aproximadamente, cem anos.

Os ensinamentos de Pitãgoras revelam que estavam inteiramente versa dos nos preceitos dos esoterismos o riental e ocidental. Viajou entre os judeus e foi instruído pelos rabinos. Foi iniciado nos Mistérios Egípcios, Babilónicos e Caldaicos,em bora existam suposições de que ele foi discípulo de Zoroastro. Após ter aprendido tudo aquilo que era possível saber dos filõsofos gregos e de, provãvelmente,tornar-se um iniciado nos Mistérios Eleusianos, Pitãgoras viajou ao Egito, e apõs muitas recusas e lutas, obteve final mente sucesso em assegurar a inicia ção nos Mistérios de Isis,nas mãos dos sacerdotes de Tebas.Viajou, posteriormente, para a Fenícia e Síria, onde lhe foram conferidos os Mistérios de Adónis, e cruzando o Vale do Eufrates, deteve-se o suficiente para tornar-se versado na doutrina secreta dos caldeus. Finalmente, fez sua maior e mais histórica aventura, através da Média e da Pérsia, onde permaneceu como a luno e iniciado nos Cultos brãmanes de "Elefanta e Flora". Pitãgoras foi o primeiro homem a chamar a si mesmo de Filosofo. Antes desta ocasião, os homens cultos deno minavam-se sábios, gue era interpretado como sendo a neles que sabem.Pi tãgoras era mais modesto, orlando ã palavra filosofo, a que ele mesmo de finiu como alguém que está tentando descobrir. Depois de retornar de sua peregrinação, Pitãgoras estabeleceu uma escola, que tem sido às vezes chama da de Universidade, em Crõtona,colõnia dõrica, no sudeste da Itália. Na sua chegada a Crõtona, foi ele olhado com desprezo, sendo procurado pos teriormente por aqueles que ocupavam importantes posições nas colónias vi zinhas, para conselhos em assuntos de grande importãncia. Reunia ele,em tõrno de si, um grupo de discípulos

Obrigado, por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário