Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

14 janeiro 2009

Maomé

Antes do advento do islamismo no Oriente árabe, o povo vivia na completa idolatria, cultuando a mais de 360 ídolos no templo de Caaba, em Meca, cuja cidade era a mais importante da Arãbia. Dentro do referido templo havia a famosa pedra negra que, segundo a tradição, era procedente do paraíso, tendo sido trazida a Ismael pelo Arcanjo Gabriel;diziam que a dita pedra havia enegrecido devido aos beijos dos pecadores. Conforme a tradição maometana, os arabes descendem de Ismael, filho do patriarca Abraão.

Desde jovem, Maomé dedicava-se ã meditação; não teve a felicidade de conhecer seus pais; a mãe falecera logo apõs o seu nascimento; o pai havia falecido antes de seu nascimento, de modo que ele foi educado, primeiramente, por seu avo Abd-el-Mottaleb e, em seguida, por seu tio Abu Taleb. Maomé pertencia à aristocrática tribo dos coraichitas que era guardiã da Caaba, templo nacional do povo árabe. 0 seu tio se dedicava ao comércio por meio de caravanas, e desde logo percebeu a prodigiosa memõria e inteligência de seu jovem sobrinho, pois, quando o incumbia de ir ao mercado realizar diversas compras, verificava, admirado, que ele registrava de memória o longo pedido, para depois regressar prestando contas de tudo, sem o menor erro ou esquecimento. Mais tarde, Maomé tornou-se guia de caravanas, viajando de Meca ã Síria, Sul da Arãbia, Egito e Mesopotãmia. Aos 24 anos de itade. Maomé realizava negõcios importantes e por isso foi apelidado pelo povo de "Al-Ãim", que significa: 'O fidedigno". Dentre as grandes fortunas de Meca, achava-se a de Khadija, viúva pertencente ã tribo dos coraichitas: a qual veio a casar-se com Maomé, embora quinze anos mais velha do que ele. 0 sonho de Maomé era restaurar a religião monoteísta de Abraão, e no ano 616 D.C., já era líder de um grupo unido que o apoiava na idéia monoteísta,e, dêsde então, começou a pregar nas praças públicas, exortando o povo na crença do Deus único.

Como era de se esperar, a nova pregação abalou os alicerces daquele organismo social caótico, provocando forte reação, o que obrigou a fuga do profeta e de seus discípulos para o deserto. Essa luta prejudicou o desenvolvimento da crença unitãria, e então surgiu em Maomé a idéia de levar às outras comunidades árabes a sua mensagem, detendo, temporãriamente, seu objetivo de fazer de Meca o centro da nova crença. Foi quando éle recebeu convite para fazer da cidade "Yatrib" a sede de seu apostolado. Assim, juntamente com uns 150 discípulos, ele deixou Meca em 22 de setembro de 622, data da "Hégira", ou seja, saída ou fuga que marca o ponto inicial da cronologia maometana.

Posteriormente, a cidade de Yatrib passou a denominar-se Medina (A1-Madinat), isto é, "Cidade do Profeta", e começou Maomé a colocar em prática a nova fé, instituindo o "Djihad", ou seja, o dogma da "guerra santa".

Ele ensinou a crença nos anjos e pregou o dia do "Juízo Final"; prescreveu orações, o jejum no nono mês: "Ramadã", bem como o pagamento dos dízimos; proibiu bebidas alcoólicas, a carne de porco e a posse de mais de cinco esposas legítimas. De 623 a 624 D.C., Maomé organizou seis expedições contra caravanas de Meca, o que motivou um contra-ataque a Maomé, que saiu vitorioso na refrega, após verificar setenta baixas dos mecanos e apenas catorze dos muçulmanos.

Dos despojos de guerra, Maomé reservou para si uma quinta parte, e o restante ele distribuiu entre os soldados. Resolvido a dar maior expansão à nova fé, Maomé teve a idéia do Pan-Islamismo e, desse modo, teve muitos árabes e alguns judeus que o auxiliaram a propagá-la.

Seis anos apos a fuga, ou seja,a "Hégira", ele regressou a Meca em triunfo, acompanhado de um exército de dez mil soldados. Penetrou no templo de Caaba e destruiu os numerosos ídolos, transformando o templo no mais sagrado santuário dos fiéis.

Maomé (em árabe, Mohamad), considerado o profeta guerreiro, foi o fundador do islamismo; fundador não no sentido de ter criado nova religião, mas no sentido de continuador da Obra do Eterno na face da Terra, a exemplo de outros excelsos Avataras que o precederam como Guias da humanidade. A palavra "Islam", em árabe, significa: "Submissão a Vontade Divina"; neste mister, Maomé foi um dos Mensageiros Divinos que, no ano 622 D.C., combateu a idolatria e implantou na Arãbia a crença do Deus único, fazendo não sómente com o seu verbo inflamado, mas também servindo-se da espada.

... mais informações contate-nos

Obrigado, por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.


Obrigado meu Deus pelo privilégio de poder colaborar com todos estes meus semelhantes, e as vezes até com outros seres não tão semelhantes assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário