Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

12 janeiro 2009

HERMÉS

Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2009

Hermés
o Três Vezes Grande
OS GREGOS 0 CHAMARAM: TRIMEGISTO


A deusa Sepher vela os santuários onde erram sombras e silenciosos. Os mesmos santuários, onde há milênios e milênios Djehuit, Tehuit ou Thot - 0 Instrutor do Mundo, divino Mânu, ensinou aos homens a doutrina do Verbo-luz. Destes santuários, um permanece desafiando o homem, o tempo e os deuses, contando a história da humanidade, suas quedas e ascensões até o ano 2001: a Grande Pirâmide chamada pelos egípcios - Kut - A luz, o mais alto templo de iniciação do antigo Egito.

Foi ali que Thot, mais tarde chamado Hermés, pelos gregos, fundou o culto esotérico dos deuses e restaurou os Mistérios com o esplendor dos dias anteriores à catástrofe atlante.

Thot veio para ensinar a doutrina da luz interna aos sacerdotes dos templos, que formavam a poderosa hierarquia sacerdotal do Egito chefiada pelo faraõ. Ensinou-lhes que a “luz ilumina todo homem que vem ao mundo". 0 eco destes ensinamentos está ainda no quarto evangelho cristão. "Eu sou essa luz", e fazia com que os homens repetissem: "Eu sou essa luz". Osíris é essa luz - Ele veio da luz; Ele mora na luz; Ele é a luz.

A Luz está oculta em todas as partes. Quando um homem se identifica com Osíris (Cristo, Buda, etc) ele se identifica com o todo do qual era uma parte. Basta que o homem contemple seu interior, para ver a luz. E os grandes rituais e cerimônias religiosas não tinham outro objetivo a não ser condicionar e preparar o iniciado para o despertar da luz; por isso, Hermés - Thot, jamais suprimiu as cerimônias; dizia: "Não venho destruir, mas completar".

"0 homem de conhecimento transcende ã cerimônia, vai a Osíris, vai á luz de Amem-Ra, de quem tudo procede e a quem tudo retornará".

Osíris está nos céus e, também, coração dos homens.

Aos faraõs, Hermés-Thot deixou um lema: "Busca a luz", dizendo que só poderia governar bem o monarca que visse a luz no coração de todos homens.

Ao povo, deixou inscrito ao redor do pilono de um grande templo: “Tu és a luz".
Outro lema que deixou foi "Segui a luz" que mais tarde se tornou lema dos cavaleiros da Tãvola Redonda: "Segui o Rei".

De Hermés, pouco ficou para que uma biografia possa ser construída. Só através dos fragmentos - Poimândres - é que podemos conhecer aspectos do que ensinou, e formar um idéia do Mãnu.

Dos mais preciosos legados que deixou, destacamos a Tábua de Esmeralda, síntese do hermetismo de todos os tempos, conhecida nas lâminas do Tarot. As lâminas de Hermés passaram ã posterioridade, envolvidas no manto do mistério, para originarem as cartas de jogar no tempo da guerra dos cem anos. (Gerard Encausse: le Tarot Divinatoire; Lucian 1a Jorge - le Tarot des Bohemiens).

Hermés-Trimegisto foi também nome esotérico de uma alta universidade do antigo Egito, guardiã encarregada de condensar e sintetizar a substância da sabedoria egípcia,cuja doutrina de Hermés-Thot ou Trimegisto, Três vezes Grande, como 0 chamaram os gregos, ficou resumida nas seguintes teses:

"De fato, isto é sem falsidade, certo e muito verdadeiro: 0 que é em cima é como o que é em baixo; o que é em baixo é como o que é em cima, para fazer os milagres de uma coisa só.

E como todas as coisas foram originarias do Um, assim todas as coisas nasceram desta coisa única, por adaptação.
0 sol é seu pai; a lua sua mãe o vento a levou ao seu seio; a terra nútrea; o Pai de Tudo, o Telesma de todo mundo está nisto; a sua força é total se está convertida em terra.

Separados a terra do fogo, o sutil do espesso, docemente, com o cuidado, sobe da terra ao céu e de novo desce do céu ã terra e recebe forças das coisas superiores e inferiores. Assim, terás a glória de todo o mundo, e a obscuridade se afastará de ti. É a força forte de toda força, porque ela vencerá toda a coisa sutil e penetrará toda coisa sólida. Assim foi criado o mundo. Daqui saíram admiráveis adaptações, cujo meio é este. Por isto fui chamado Trimegisto - possuindo as três partes da filosofia do mundo total.

... mais informações contate-nos

Obrigado, por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.
Obrigado meu Deus pelo privilégio de poder colaborar com todos estes meus semelhantes, e as vezes até com outros seres não tão semelhantes assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário