Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

14 janeiro 2009

Maria Montessori

Dra. Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, com excepcional qualidades, sendo a primeira mulher italiana graduada em medicina.
Ela se dedicou aos estudos sobre as necessidades da criança e em 1900 se formou em Pedagogia na Universidade de Roma.
Paralelo a sua carreira como médica psiquiatra, Dra Maria Montessori se dedicou intensamente ao trabalho com crianças, observando, experimentando e desenvolvendo, com grande criatividade e inovação, o que ela havia visualizado sobre a educação.
Em 1910, Dra. Maria Montessori tornou-se uma grande educadora com a criação de um sistema educacional original, onde os valores ecológicos e humanos faziam parte dos princípios pedagógicos para a educação de uma sociedade democrática.
Durante 40 anos, Dra. Maria Montessori trabalhou na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos realizando palestras, cursos e escrevendo livros. Ela influenciou grupos de estudos científicos e pedagógicos, onde insistia sobre a motivação das crianças para a real aprendizagem, através dos materiais apropriados e distribuídos no ambiente para que fossem explorados pelas crianças, desenvolvendo, assim, a percepção, a linguagem, a mente matemática e a visão de mundo.
Nos últimos anos da sua vida, ela escreveu sobre "EDUCAÇÃO PARA A PAZ" como um guia para a construção de um processo sócio-educativo voltado para a consciência da cidadania, envolvendo a comunidade escolar: pais, filhos e professores; casa, escola e comunidade. Necessidade que se faz presente nos dias de hoje.
Na sua obra, que podemos intitular de "PEDAGOGIA CIENTÍFICA", Dra. Maria Montessori afirma que trabalhou com as crianças e expressou resultados científicos - "Eu não inventei um método de educação, simplesmente eu dei a algumas crianças uma chance de vida."(Maria Montessori - Uma Antologia Centenária de Binghamjeton Republican Herald).
Ela morreu em 1952, na Holanda, deixando visível o valor da sua obra para a humanidade, que se encontra espalhada em todos os continentes, nos meios acadêmicos e culturais.

"Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesma".
Maria Montessori

Obrigado,
por nos permitir Divulgar parte desta existencia tão maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário