Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

23 janeiro 2014

Biografia de Miguel Couto

Biografia de Miguel Couto
por: Biblioteca da Saúde
 

Miguel Couto
Miguel Couto
Nasceu no dia 1º de maio de 1865 no município do Rio de Janeiro. 
Dedicou-se inteiramente à medicina. Mesmo quando político, estave sempre voltado para  os problemas de saúde; assim sendo, ao cuidar das questões relacionadas a imigração, educação, serviço militar, transportes, etc., via em tudo a necessidade de associar o bem-estar moral e físico do homemem. Possuidor de vasta cultura humanística, conseguiu ainda empo para dedicar-se às letras.
Foi Presidente da Academia Nacional de Medicina durante 21 anos.
A febre amarela, a poliesteatose viscera, a polimixoidite e a meralgia parestérica, foram por ele estudadas do ponto de vista fisiopatológico. Dedicou-se intensamente, também, ao estudo do problema circulatório, tendo idéias avançadas a respeito dos sôpros anêmicos e dos sôpros sistólicos, da insuficiência aórtica, da esplenopeumonia de Gaucher, fazendo coceituações próprias.
Publicou três livros de Clínica Médica, havendo um especialmente dedicado à febre amarela. Em colaboração com Azevedo Sodré, escreveu uma monografia sobre a febre amarela, transcrita na Enciclopédia de Nothangel em 1901, enriquecido com cortes histológicos, iniciandoo seu estudo científico no Brasil.
Médico dos mais humanos, Miguel Couto, sabia como confortar o doente,  mesmo em caso extremo, jamais faltando-lhe uma palavra de esperança.
No dizer de Miguel Couto a Medicina é a segunda mãe da humanidade. É dele o admirável paralelo entre a medicina e a guerra: "Uma é a preservção da humanidade, a outra o extermínio; uma é bondade piedosamente organizada, a outra maldade cruelmente instituída; uma vive de dedicação e do altruísmo; a outra se nutre da rapinagem e da carniça; num entra o homem com a força divina do seu ser, na outra o homem com seus instintos atávicos de fera; uma é a vida, a outra é a morte".
Como político, emitiu pensamentos que ainda hoje servem de exemplo.
Como professor, tornou-e uma das figuras mais proeminentes. Seguindo a escola de Torres Homem e Francisco de Castro, atingiu com o dom da palavra, uma condição extraordinária de mestre, não só pela assiduidade aos deveres escolares, com principalmente pela  maneira cristalina com expunha os mais variados assuntos. Miguel Couto, representa uma época, pelo tudo fêz no magistério. 
Faleceu no dia 06 de julho de 1934 vitimado por "angina pectoris".
Migue Couto teve seu nome concedido ao Hospital localizado no bairro da Gávea no Rio de Janeiro.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:Secretaria de Saúde do Estado da Guanabara. Assistência pública : 80 anos de história.
Guanabara, RJ :SUSEME, 1970. 409p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário