Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

13 janeiro 2014

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (14/04/1857 — †21/01/1913). Escritor, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro.

Biografia

Era filho do português David Gonçalves de Azevedo e de Emília Amália Pinto de Magalhães. Seu pai era viúvo e a mãe era separada do marido, algo que configurava grande escândalo na sociedade da época. Foi irmão do dramaturgo e jornalista Artur Azevedo.

Desde cedo dedicou-se ao desenho através de caricaturas e à pintura. Em 1876 viaja ao Rio de Janeiro, a fim de estudar Belas Artes, obtendo desde então sustento com seus desenhos para jornais.

Com o falecimento do pai em 1879, volta para o Maranhão, onde começa finalmente a escrever. E em 1881, publica O Mulato, obra que choca a sociedade pela sua forma crua ao desnudar a questão racial. O autor já era abolicionista convicto.

O sucesso desta habilita-o a voltar para a Capital do Império, onde escreve incessantemente novos romances, contos, crônicas e até peças teatrais.

Sua obra é vista como irregular por diversos críticos, uma vez que oscilava entre o Romantismo açucarado, com cunho comercial e direcionado ao grande público, e outras mais elaboradas, pois deixava a sua marca de grande escritor naturalista.

Feito diplomata, em 1895, serve em diversos países, inclusive o Japão. Chega finalmente, em 1910, a Buenos Aires, cidade onde veio a falecer menos de três anos depois.



Importância

    * Foi o responsável por inaugurar a estética naturalista no Brasil com o romance "O mulato" (1881). É também autor dos romances "Casa de pensão" (1884) e "O cortiço" (1890), entre vários outros.

    * A influência de Aluísio Azevedo são os escritores naturalistas europeus, entre eles, o mais importante foi Émile Zola. Através dessa ótica naturalista, capta a mediocridade da rotina, os sestros e mesmo as taras do indivíduo, uma opção contrária dos românticos que o precederam.

    * As características fundamentais do naturalismo, quais sejam influência do meio social e da hereditariedade na formação dos indivíduos, além do fatalismo, estão presentes nas obras de Aluísio de forma veemente. Nele "a natureza humana afigura-se-lhe uma certa selvageria onde os fortes comem os fracos", afirma o estudioso Alfredo Bosi.

    * Quando jovem, fazia caricaturas e poesias como colaborador para jornais e revistas do Rio de Janeiro. Seu primeiro romance publicado foi: Uma lágrima de mulher, em 1880.

    * Fundador da cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras e crítico social, este escritor naturalista foi autor de diversos livros, entre eles estão: "O Mulato", que provocou escândalo na época de seu lançamento, "Casa de Pensão", que o consagrou e "O Cortiço", conhecido como sua obra mais importante.

    * O autor, que não escondia seu inconformismo com a sociedade brasileira e com suas regras, escreveu ainda outros títulos: "Condessa Vésper", "Girândola de Amores", "Filomena Borges", "O Coruja", "O Homem", "O Esqueleto", "A Mortalha de Alzira", "O livro de uma Sogra" e contos como: "Demônios".

    * Durante grande parte de sua vida, Aluísio Azevedo viveu do pouco que ganhava como escritor. Ao entrar para a vida diplomática, desiludido, abandonou a produção literária.

    * Faleceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 21 de janeiro de 1913


Obras

    * 1880 Uma Lágrima de Mulher, novela;
    * 1881 O mulato, novela;
    * 1882 Mysterio da Tijuca ou Girândola de amores, novela;
    * 1882 Memórias de Um Condenado ou Condessa Vésper, novela;
    * 1884 Casa de pensão, novela;
    * 1884 Filomena Borges, novela;
    * 1887 O homem, novela;
    * 1890 O cortiço, novela;
    * 1890 O coruja, novela;
    * 1894 A Mortalha de Alzira, novela;
    * 1895 Demônios, contos;
    * 1895 O livro de uma sogra, novela;
    * 1984 O Japão, publicado, a partir de manuscritos encontrados na Academia Brasileira de Letras.
    * O Bom Negro, crônica
    * Os Doidos, peça
    * Casa de Orates, peça
    * Flor de Lis, peça
    * Em Flagrante, peça
    * Caboclo, peça
    * Um Caso de Adultério, peça
    * Venenos que Curam, peça
    * República, peça

    * O esqueleto, apesar de ter saído em suas obras completas, organizadas por Nogueira Jr., não é de autoria de Aluízio Azevedo, mas sim de Olavo Bilac e Pardal Mallet.
http://www.setelagoas.com.br/component/content/article/163-projeto-leia-mais/3549-aluisio-tancredo-goncalves-de-azevedo-vida-e-obra-14041857-21011913

Nenhum comentário:

Postar um comentário