Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

14 janeiro 2014

Artur de Azevedo




  • Artur de Azevedo

  • Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro.Wikipédia


  • Nascimento7 de julho de 1855, São Luís, Maranhão


  • ARTHUR AZEVEDO E SUA OBRA

    Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís, MA, em 7 de julho de 1855. Foi, ao lado do irmão Aluísio, um dos fundadores da ABL, na qual criou a cadeira 29, que tem como patrono Martins Pena.

    Arthur Azevedo foi jornalista, poeta, contista e teatrólogo. Entre seus companheiros figuravam Olavo Bilac e Coelho Neto.

    Foi um dos grandes defensores da abolição da escravatura, tendo escrito as peças O Liberato e A Família Salazar, esta última escrita em colaboração com Urbano Duarte, proibidas pela censura do Império, e mais tarde, publicadas em um volume intitulado O escravocrata.

    Sua ligação com o teatro se reflete nos quatro mil artigos sobre eventos artísticos, publicados em jornais de grande circulação da época tais como O País, O Diário de Notícias e O Mequetrefe, no qual teve importante participação como articulista.

    Embora já escrevesse contos desde 1871, foi só em 1889 que se animou a reunir alguns deles no volume Contos Possíveis, dedicado a Machado de Assis.

    Simultaneamente aos contos e artigos, desenvolvia também os teatros de revista, ou somente revistas que o projetaram como um dos maiores teatrólogos brasileiros do gênero.

    Além disso, durante três décadas lutou pela construção do Teatro Municipal, a cuja inauguração não pôde assistir.

    Sua produção em revista é a seguinte:

    Em 1884, escreve, com Moreira Sampaio, a revista O Mandarim. Sai O escravocrata, reunião de duas peças anteriores (O Liberato e A família Salazar), escrito em colaboração de Urbano Moraes.

    Em 1885, publica, em parceria com Moreira Sampaio, Cocota.

    Em 1886 sai a revista O Bilontra, escrita conjuntamente com Moreira Sampaio, e Mercúrio,encenada no teatro Lucinda.

    Em 1887, assinada por Arthur Azevedo e Moreira Sampaio, estréia no teatro O Carioca.

    O Homem sai em 1887, e também é escrita pela dupla Arthur Azevedo e Moreira Sampaio. A revista é baseada no romance homônimo do irmão de Arthur, o naturalista Aluísio Azevedo.

    Em 1889 Azevedo e Sampaio lançam, no Teatro Santana, a revista Dona Sebastiana

    Em 1890 sai a revista A República, publicada juntamente com o irmão Aluísio. A estréia da revista foi no dia 26 de março do mesmo ano; composta por 13 quadros, parece ter sido um dos poucos sucessos de 90; Rose Villiot, uma das estrelas do gênero de revista da época, representou o papel da República.

    No ano de 1892 sai O Tribofe, assinada somente por Arthur Azevedo.

    Em 1897 sai Capital Federal.

    Em 1898, O Jagunço.

    Em 1899, Arthur Azevedo "empresta" de Os Miseráveis, de Vitor Hugo, a personagem de um herói adolescente, cujo nome era Gavroche, para dar nome à sua revista.

    Em 1902 publica O retrato a óleo

    Em 1907 escreve O dote, que segundo a crítica é umas de suas mais bem acabadas revistas.

    Os contos e poesias de Arthur Azevedo publicados são os seguintes:

    Carapuças, poesias (1871); Sonetos (1876); Um dia de finados, sátira (1877); Contos fora da moda (1894); Contos efêmeros (1897); Contos em Verso (1898); Vida Alheia, contos (1929); O Oráculo (1956); Teatro (1983).

    Arthur Azevedo faleceu no dia 22 de outubro de 1908.


    Referência: PAIVA, S. C. Viva o Rebolado! Vida e Morte do Teatro de Revista Brasileiro Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1991.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário