Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

07 maio 2014

O potencial de aprender está em cada um de nós

O  potencial de aprender está em cada um de nós

 Maria Montessori


 Top30 Brasil  O Blog Maria Lopes em resultado parcial no                                         Ranking Top 30 Brasil se encontra em 1º Lugar. 

Obrigada por sua presença neste espaço. Maria Lopes.

  
Maria Lopes e Grandes Seres



 Maria Montessori

Texto Márcio Ferrari
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Maria Montessori priorizava os anos iniciais de aprendizado
Maria Montessori priorizava os anos iniciais de aprendizado


"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades 

culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"  Maria Montessori



Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média. 

Desde pequena se interessou pelas ciências e decidiu enfrentar a resistência do pai e de todos à sua volta para estudar medicina na Universidade de Roma. 

Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história da educação.

 Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. 

Em pouco tempo, a atividade combinada de observação prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências com as crianças ditas normais. 

Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia e pôs suas idéias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças), aberta numa região pobre no centro de Roma. Depois dessa, foram fundadas outras em diversos lugares da Itália. 

O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália. 

Com a ascensão do regime fascista, porém, ela decidiu deixar o país em 1934. Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/maria-montessori-307444.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário