Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

29 agosto 2020

Francisco Pereira Passos, nasceu em 29 de Agosto de 1836.

           Maria Lopes e Grandes Seres 


      Francisco Pereira Passos


Francisco Franco Pereira Passos (São João Marcos29 de agosto de 1836 — Rio de Janeiro12 de março de 1913) foi um engenheiro e político brasileiro.


A administração Pereira Passos na prefeitura do Rio de Janeiro ficou marcada pela abertura da avenida Central, atual Rio Branco, e pela construção do porto.


Francisco Pereira Passos nasceu em São João do Príncipe, depois São João Marcos RJ, em 29 de agosto de 1836. 

Formou-se em engenharia civil pela Escola Central em 1856. Nomeado adido na legação brasileira na França, ali se diplomou pela École des Ponts et Chaussés de Paris. 

Trabalhou na estrada de ferro Paris-Lyon-Mediterranée e nas obras de construção do porto de Marselha. Voltou ao Brasil em 1860.

Trabalhou em projetos oficiais, como a construção das estradas de ferro entre Raiz da Serra e Petrópolis RJ e a do Corcovado. 

Como prefeito do Rio de Janeiro, de 1902 a 1906, modernizou a capital por meio de um plano urbanístico ligado a um projeto de saneamento e higiene que modificou inteiramente a feição da cidade. Construiu as avenidas Beira-Mar, Atlântica, Mem de Sá, Salvador de Sá e Passos; alargou as ruas Uruguaiana e Carioca; canalizou o curso de diversos rios, entre eles o Carioca; e construiu o Teatro Municipal e o Mercado Municipal. Pereira Passos morreu a bordo do navio Araguaia, em viagem para a Europa, em 1º de março de 1913.

2 comentários:

  1. Olá minha amiga querida! Vim agradecer sua visita e as lindas palavras que deixou. Aos poucos estou voltando para apreciar as maravilhosas postagens dos amigos e amigas que estava com saudade. Lindo trabalho que faz neste seu blog, importante postagem. Parabéns! Abraços, fica na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata por sua vista. Volte sempre. Bem Vinda. Felicidades. Paz e Luz. Abraço. Bjs.

      Excluir