Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

13 maio 2015

GRANDES DESCOBERTAS Allan Kardec



Paris,  1860, um edifício com amplas janelas de arquitetura colonial, na Avenue  Sainte-Anne nº 59, com uma pesada aldrava no seu lindo portal. Bateram, e um Sr. de meia idade lhes recebeu com um sorriso largo e bonachão, D. Filó Sophia reconheceu-o logo como Hipollyte, o seu amigo de maior afetividade e confiança.”

É esse encontro que o Momentos de Luz traz hoje e convida a nos entregarmos a esse momento inicial de descobertas.


Leia mais: http://www.cacef.info/news/grandes-descobertas/?utm_source=copy&utm_medium=paste&utm_campaign=copypaste&utm_content=http%3A%2F%2Fwww.cacef.info%2Fnews%2Fgrandes-descobertas%2F



GRANDES DESCOBERTAS


 Capítulo XVI - Grandes Descobertas.

Sem nenhum ruído e sem emissão de gases poluentes, o veículo viajor do tempo partiu do velho oriente, todos acomodados e embalados por um relaxante som ambiente.
Eram tantas reflexões provocadas por aqueles acontecimentos que ninguém ousou quebrar o oportuno silêncio por algum tempo.
A última parada daquela primeira viagem estaria programada em alguns segundos, o período previsto se esgotava e logo estariam todos de volta ao pátio do Liceu, tudo havia valido muito a pena, e a enriquecedora aventura junto as maravilhas dos homens e de Deus, seria o maior tesouro que levariam consigo, fariam parte das emocionantes lembranças vividas nos bancos escolares da infância, e tomara um todos pudessem recordá-los com alegria no dia de suas formaturas.
Uma leve guinada a esquerda, um giro a direita, uma ajustada nos ponteiros e seguiam agora ao roteiro final.
Paris,  1860, um edifício com amplas janelas de arquitetura colonial, na Avenue  Sainte-Anne nº 59, com uma pesada aldrava no seu lindo portal.
Bateram, e um Sr. de meia idade lhes recebeu com um sorriso largo e bonachão, D. Filó reconheceu-o logo como Hipollyte, o seu amigo de maior afetividade e confiança, atrás dele vinha também Amélie, uma senhora de aparência agradável, que abraçando uma a uma das crianças, dava-lhes boas vindas á hospitaleira maneira daquele cantinho da França.
Um bule de café cheiroso e fumegante e legítimos petit-fours acabados de sair do forno os esperavam na bandeja de oferendas para uma deliciosa merenda
O casal Rivail fez questão de apresentar o pequeno, porém aconchegante lar onde viviam, sendo que um cômodo era reservado ao escritório do Professor, com uma biblioteca de fazer inveja a quem sofre desse tipo de pecha, já aos amantes da boa leitura, admirariam e curtiriam aquele local e aquela família que valorizava as boas conquistas da cultura.
Sr. Hippolyte era excelente docente, pedagogo, e como D. Filó explicou, também um pesquisador de mão cheia, um apaixonado pelos estudos e pelas disciplinas em que instruía.
Naquele instante por exemplo, estava aplicadíssimo em experiências investigativas para provar uma revolucionária teoria.
As tinha batizado de "Ensaios Espíritas".
Trabalhava sob  tríplice aspecto que o conduziriam pelos caminhos da verdade, apoiado em bases científicas, no raciocínio teológico e na livre filosofia.
Empenhado em provar que o dom da  vida e a criação, não se determinava por começo, meio e conclusão, que tudo ia muito mais além do que se conhecia, e que era contínua sua evolução.
Que o que anima os seres vivos que conhecemos tão rudimentarmente, é um principio cósmico elementar provindo de uma Energia similar entretanto infinitamente mais inteligente.
Independente da matéria física palpável, transmigra entre variadas moradas e planos, progressivamente.
A esse elemento etéreo permanente, deu o nome de "espírito, que sujeito a lei de ação e reação, vai se burilando moral e intelectualmente, adquirindo em vários estágios existenciais a sua qualificação natural, da simplicidade e ignorância em que foi criado até atingir a sublimidade, chegando o mais próximo que puder da perfeição divinal.
Com muita observação e experimentação e antes de dar por finalizada sua razão, percebeu também que era passível a comunicação entre esses seres, qualquer que fosse o seu estado, estivesse encarnado ou não.
Essa informação corroborava com o que já haviam trazido outros mestres antepassados, concluindo que era possível a ligação mental pelos pensamentos em fina sintonia frequencial.
A esse tipo de emissão e recepção de mensagens denominou de "mediunidade". Analisando pelo método de percepção orientada, atribuiu a este experimento grande finalidade, a de codificar junto aos "espíritos" de sabedoria superior uma doutrina que traria á luz desconhecidas revelações, que colaborariam para abrir os olhos da humanidade em relação a uma única verdade.
Infelizmente este amigo, como os demais sábios que ousaram desafiar aqueles que se julgavam formuladores das crenças e conhecimentos considerados irrefutáveis, foi fortemente combatido e teve até seus livros queimados em praça pública por  detratores inconformados que não conceberam  rever conceitos e  possibilidades que pudessem interferir no seus domínios e mexer com a realidade. Provavelmente furtando-lhes o poder.

Para tornar acessível seus estudos Sr. Hippolyte utilizou um pseudônimo meio estranho e confuso, Allan Kardec, que segundo revelado por um "nobre" amigo de ideal, havia sido a alcunha quando fora um druida em sua penúltima experiência existencial.
O Sr. Kardec, entusiasta e defensor do livre pensamento e da digna sabedoria, e ainda que vitimado por muitas iniquidades ,escreveu muitas obras levando a frente o que tinha certeza que futuramente seria um grande feito, uma descoberta que levaria os homens a descobrirem os meios e os fins que o conduzirão a Real Felicidade.
As crianças antes de se despedirem daquele simpático casal foram presenteados com uma coleção autografada de cinco livros daquele autor tão querido e que lhes advertia assim :
"Unindo o senso de justiça de Moisés , de Jesus o amor incondicional e a luz da sapiência trazida pelos amigos da superior orbe espiritual, seja esta a terceira revelação, "Amor Verdadeiro e dedicada e contínua Instrução".
Dedico esta obra a minha amiga especial D.Filó, aos seus pupílos,  e a um que mora em meu coração sem pagar aluguel, meu querido bisneto que hoje aqui me visitou sem saber este "Menino' que eu sou seu bisavô.
Um abraço muito apertado depois daquela significativa surpresa, e todos já estavam á postos novamente na "nave da imaginação",  após um dia agitado de muito aprendizado e considerações. Retornaram para a estação inicial pousando bem de mansinho, os pais já esperavam a porta da sala de aulas, com saudades e ansiosos para saberem as novidades que envolveram naquele dia os seus amados filhinhos.

(Fim)
(História de: Paty Bolonha - 2010/2011, no livro D. Filó Sophia - início, meio e fim. - Respeite o conteúdo e a autoria)


Leia mais: http://www.cacef.info/news/grandes-descobertas/?utm_source=copy&utm_medium=paste&utm_campaign=copypaste&utm_content=http%3A%2F%2Fwww.cacef.info%2Fnews%2Fgrandes-descobertas%2F

Nenhum comentário:

Postar um comentário