Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

28 dezembro 2015

Paulo Freire foi secretário de Educação no Município de São Paulo.

 
Paulo Freire  foi secretário de Educação no Município de São Paulo.
 
Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

A carreira no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio. No Chile, trabalhou por cinco anos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Nesse período, escreveu o seu principal livro: Pedagogia do Oprimido (1968).

Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard (Estados Unidos), e, na década de 1970, foi consultor do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional a governos de países pobres, a maioria no continente africano, que viviam na época um processo de independência.

No final de 1971, Freire fez sua primeira visita a Zâmbia e Tanzânia. Em seguida, passou a ter uma participação mais significativa na educação de Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. E também influenciou as experiências de Angola e Moçambique.

Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois livros tidos como fundamentais em sua obra: Pedagogia da Esperança (1992) e À Sombra desta Mangueira (1995). Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação no Município de São Paulo, sob a prefeitura de Luíza Erundina.

Freire teve cinco filhos com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Após a morte de sua primeira mulher, casou-se com uma ex-aluna, Ana Maria Araújo Freire. Com ela viveu até morrer, vítima de infarto, em São Paulo.

Doutor Honoris Causa por 27 universidades, Freire recebeu prêmios como: Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992).
http://educacao.uol.com.br/biografias/paulo-freire.htm
 

22 dezembro 2015

Chico Mendes líder seringueiro, lutou pacificamente pela preservação da Floresta Amazônica, assassinado covardemente em 22 de dezembro de 1988.

Chico Mendes líder seringueiro, lutou pacificamente pela preservação da Floresta Amazônica, assassinado covardemente em  22 de dezembro de 1988.
 


 
 
Chico Mendes (1944-1988) foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Lutou pela preservação da Floresta Amazônica e suas seringueiras nativas. Recebeu da ONU o Prêmio Global de Preservação Ambiental.
Chico Mendes (1944-1988) nasceu em Xapuri, Acre, no dia 15 de dezembro de 1944. Filho do seringueiro Francisco Alves Mendes e de Maria Rita Mendes, desde criança acompanhava seu pai pela floresta. Sem escolas na região, só foi alfabetizado com 19 anos de idade.
Em 1975 iniciou sua atuação como sindicalista, foi nomeado secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Basileia. No ano seguinte iniciou sua luta em defesa da posse de terra para os habitantes nativos da região. Criou os “empates” – forma de luta pacífica para impedir o desmatamento da floresta, onde toda a comunidade se mobilizava e fazia barreiras com o próprio corpo nas áreas ameaçadas de destruição pelos serralheiros e fazendeiros.
Em 1977 participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Nesse mesmo ano foi eleito vereador pelo MDB. Recebeu as primeiras ameaças de morte por parte dos fazendeiros. Em 1981 assumiu a direção do Sindicato de Xapuri, do qual foi presidente.
Em 1982 candidata-se a deputado federal pelo PT, mas não consegue se eleger. Em 1984 foi acusado de incitar os posseiros a praticar violência. Julgado pelo Tribunal Militar de Manaus foi absolvido por falta de provas. Em outubro do ano seguinte lidera o Primeiro Encontro de Seringueiros e cria o Conselho Nacional dos Seringueiros.
A liderança de Chico Mendes na luta dos seringueiros e na preservação da floresta atingiu repercussão nacional e internacional. Em 1987 proferiu um discurso na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Miami (EUA), denunciando a destruição da floresta e solicitando a suspensão do financiamento para a construção da BR – 364, que atravessava o estado de Rondônia e chegaria ao Acre. O objetivo da rodovia seria criar um caminho para escoar a produção gerada pelos estados amazônicos e pelo Centro Oeste, que chegaria ao Pacífico pelo porto peruano.
Nesse mesmo ano, Chico Mendes recebeu em Xapuri uma comissão da ONU que viu de perto a destruição da floresta e a expulsão dos seringueiros. Dois meses depois o financiamento foi suspenso e o BID exigiu do governo brasileiro o estudo do impacto ambiental na região. O Senado americano, onde Chico Mendes também foi convidado a falar, fez recomendações a diversos bancos que também financiavam projetos na região. No mesmo ano Chico Mendes recebeu da ONU o Prêmio Global 500, de Preservação Ambiental.
Em 1988 é criada no Acre, a União Democrática Ruralista (UDR). Nesse mesmo ano Chico Mendes participa da criação primeira reserva extrativista do Acre. Após a desapropriação das terras do fazendeiro Darly Alves da Silva, Chico Mendes recebe ameaças de morte por prejudicar o progresso da região e denuncia o fato às autoridades, pedindo proteção.
Durante o Terceiro Congresso Nacional da CUT, Chico Mendes volta a denunciar as ameaças que vem recebendo. A tese que apresenta - "Defesa do Povo da Floresta" - em nome do sindicato de Xapuri, é aprovada por unanimidade. Chico Mendes é eleito suplente na direção da CUT.
No dia 22 de dezembro de 1988, ao sair de sua casa em Xapuri, Chico Mendes é assassinado com tiros de escopeta, deixando esposa e dois filhos pequenos. Em dezembro de 1990, a justiça brasileira condenou o fazendeiro Darly Alves a dezenove anos de prisão pela morte de Chico Mendes.






 

01 dezembro 2015

Rosa Parks ficou conhecida como a "mãe dos movimentos pelos direitos civis" nos EUA..

01 de Dezembro de 1955: Rosa Parks é presa por desobediência civil
Em Montgomery, capital do Alabama, as primeiras filas dos autocarros eram, por lei, reservadas a passageiros brancos. Atrás vinham os assentos nos quais os negros podiam sentar-se. No dia 1 de Dezembro de 1955, Rosa Parks entrou num desses autocarros  e  sentou-se num dos lugares situados a meio do autocarro.  Quando o motorista – branco – exigiu que ela e outros três negros se levantassem para dar lugar a brancos que tinham entrado no autocarro, Rosa Parks  negou-se a cumprir a ordem. Ela continuou sentada e, por isso, foi detida e levada para a prisão.
O protesto silencioso de Rosa Parks propagou-se rapidamente. O Conselho Político Feminino organizou, a partir daí, um boicote aos autocarros urbanos, como medida de protesto contra a discriminação racial no país. Martin Luther King Jr. foi um dos que apoiaram a acção. O activista e músico Harry Belafonte lembra-se como a sua vida mudou, após o dia em que King lhe telefonou para pedir apoio à acção da mulher que ficou conhecida como a "mãe dos movimentos pelos direitos civis" nos EUA.
"A atitude de Rosa Parks permitiu-nos reagir contra as pressões políticas e sociais que caracterizavam a nossa sociedade. Quando King me telefonou,  comecei, pela primeira vez, a lutar oficialmente por essa causa."
Poucos dias depois da atitude espontânea de Parks, milhares de negros  recusaram-se a apanhar o autocarro a caminho do trabalho. Enquanto as empresas de transporte colectivo começaram a ter prejuízos cada vez maiores, os negros andavam  a pé vários quilómetros, acenando e cantando pelas ruas, sendo também frequentemente insultados e agredidos.
No dia 13 de Novembro de 1956, o Supremo Tribunal norte-americano aboliu a segregação racial nos autocarros de Montgomery. Poucas semanas mais tarde, a nova lei entrou em vigor em Montgomery. Em 21 de Dezembro de 1956, Martin Luther King e Glen Smiley, sacerdote branco, entraram juntos num autocarro e ocuparam os lugares na primeira fila.
Em Junho de 1999, o então presidente Bill Clinton condecorou Rosa Parks, então com 88 anos, com a medalha de ouro do Congresso norte-americano. Durante a cerimónia da condecoração, Clinton acentuou que Parks foi capaz de lembrar aos EUA que a promessa de liberdade  estava apenas a ser uma ilusão para milhares de cidadãos do país. No seu discurso de agradecimento, Parks ressaltou que a homenagem deveria servir para encorajar todos os que lutam pela igualdade de direitos em todo o mundo.
 

Fontes: DW
wikipedia (imagens)
Rosa Parks em 1955, com Martin Luther King, Jr. ao fundo

 O Autocarro de Montgomery em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar
Rosa Parks num autocarro de Montgomery no dia 21 de Dezembro de 1956
 

Vencedores do Top30 Brasil / Fã Clube.


Vencedores do Top30 Brasil




Edição: Novembro de 2015


PosiçãoVotosNome do Site
50Maria Lopes e Grandes Seres
47Maria lopes e Convidados
44Gratidão aos amigos da Maria lopes
6Pokémon Isshu
6Net Norris
3Anime Nyuusu
2Pokemon Thunders
1mundo yugioh 5d
1Mundo Nick Download
10º1lenisson animes

25 novembro 2015

Marialopesde.blogspot.com.br está classificada em 264 no mundo (entre os 30 milhões de domínios) 5.0 / 5.0

 


5.0/5.0     
by
WebstatsDomain


Marialopesde.blogspot.com.br is ranked 264th in the world (amongst the 30 million domains). A low-numbered rank means that this website gets lots of visitors. This site is relatively popular among users in the Brazil. It gets 92.9% of its traffic from the Brazil . This site is estimated to be worth $16300501. This site has a low Pagerank(0/10). It has 0 backlinks. Marialopesde.blogspot.com.br has 63% seo score.      

Marialopesde.blogspot.com.br está classificada em 264 no mundo (entre os 30 milhões de domínios). A baixa classificação de número significa que este site recebe muitos visitantes. Este site é relativamente popular entre os usuários no Brasil. Ela recebe 92,9% do seu tráfego a partir do Brasil. Este site é estimado em US $ 16300501. Este site tem um Pagerank baixo (0/10). Ele tem 0 backlinks. Marialopesde.blogspot.com.br tem 63% pontuação seo. 5.0 / 5.0

14 novembro 2015

14 de Novembro de 1921: Morre Isabel, a princesa que assinou a Lei Áurea e pôs fim à escravatura no Brasil

14 de Novembro de 1921: Morre Isabel, a princesa que assinou a Lei Áurea e pôs fim à escravatura no Brasil
 
Princesa Isabel
 
Imagem: Estórias da História
 
 
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a Princesa Isabel, nasceu no palácio de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1846. Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho.


Principais realizações 

Filha de D.Pedro II, passou para a história do Brasil como a responsável pela assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 13 de maio de 1888.


Princesa Isabel era casada com um nobre francês, o Conde D’eu. Ela assumiu a regência do trono do Brasil em três situações em que o imperador estava viajando. Foi responsável também pela assinatura da Lei do Ventre Livre (1871), que estabeleceu liberdade aos filhos dos escravos a partir daquela data. 


Com o enfraquecimento da monarquia e o estado de saúde complicado do imperador, começou a receber muitas críticas e ataques de oposicionistas republicanos, que temiam a instauração de um terceiro reinado. Por ser francês, o marido da princesa também foi muito atacado neste momento.


Queda da monarquia e mudança para a Europa 

Após a queda da monarquia e a Proclamação da República (15 de novembro de 1889), foi morar, com a família real, na Europa. Morreu na França no ano de 1921.
 

Monet nasceu em 14 de Novembro de 1840

 
Monet nasceu na França, no ano de 1840.
 
 
Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.
 
Vida Artística 
 
 
O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade.
 
Vale a pena destacar também as obras de arte com temas aquáticos como, por exemplo, os murais que realizou no Museu I’orangerie.
 
Monet morreu em 1926, na França, deixando um legado artístico reconhecido até os dias atuais. Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.
 
Principais obras de Monet:
 
· Estuário do Sena
· Impressão, Nascer do Sol
· Ponte sobre Hève na Vazante
· Camille
· O vestido verde
· A floresta em Fontainebleu
· Mulheres no Jardim
· Navio deixando o cais de Le Havre
· O molhe de Le Havre

03 novembro 2015

Benvenuto Cellini , foi um artista da Renascença, escultor, ourives e escritor italiano.

A vida de Benvenuto Cellini foi marcada pela aventura. Ainda jovem, envolveu-se numa discórdia e foi banido para a cidade de Siena. De volta à sua cidade natal, Florença, foi condenado à morte e fugiu para Roma. Ali, protegido pelo papa Clemente 7º, realiza uma série de trabalhos.
Em 1529, mata um ourives rival. Arrependido, é absolvido. Recomeçam as perseguições, contudo, e ele Cellini retorna para Florença, à época governada por Alessandro de Médici. Depois de uma breve viagem a Paris, volta para Roma, onde é acusado de peculato, perseguido e preso. Foge da prisão, mas é recapturado. Finalmente, é solto.
Cellini retorna a Paris em 1540, e naturaliza-se francês. Um saleiro que ele molda nessa época é o único exemplar de ourivesaria renascentista em ouro que chegou até nossos dias.
Novamente perseguido, deixa Paris e volta a Florença. Começa, antão, a trabalhar em sua escultura mais conhecida, o "Perseu", talhado em bronze.

Autobiografia e outros trabalhos

Embora sua obra como escultor e ourives seja importante, Benvenuto Cellini ficou mais conhecido graças à sua autobiografia. Escrita em linguagem coloquial (a obra foi ditada pelo artista ao seu secretário), trata-se, do ponto de vista humano, de um dos principais documentos sobre a Renascença italiana.
Cellini também deixou, além do "Perseu", outras belas obras: o busto de Francisco 1º, as figuras, em mármore, de Jacinto, Apolo e Narciso, e um crucifixo de mármore que se destinava ao seu próprio túmulo.
Além da autobiografia, Cellini escreveu o "Tratado de ourivesaria", o "Tratado da escultura" e poemas em que enfoca a superioridade da escultura sobre a pintura.
Em 1558, achando que seu valor artístico não era reconhecido, Cellini entrou para um mosteiro, onde recebeu as ordens menores. Contudo, dois anos depois renunciou à vida religiosa para legalizar seu casamento com a governanta de sua casa.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional

1500 - Benvenuto Cellini, escultor e ourives italiano (m. 1571).
Benvenuto Cellini (Florença3 de novembro de 1500 – idem, 13 de fevereirode 1571), foi um artista da Renascençaescultorourives e escritor italiano.
1516 - Francesco d'Este, filho de Lucrecia Borgia e de Alfonso de Aragão (m. 1578).Benvenuto nasceu em Florença, onde sua família teve propriedades rurais por três gerações. Seu pai, Giovanni Cellini, construía e tocava instrumentos musicais. Sua mãe era Maria Lisabetta Granacci. Era o segundo filho. Seu pai desejava que ele o ajudasse a fabricar instrumentos musicais, embora tivesse uma inclinação para trabalhar metais. Mas concordou que aos quinze anos ele fosse aprender a profissão de ourives com Antonio di Sandro, chamadoMarcone. Durante sua juventude, teve problemas com estripulias juvenis, sendo banido por seis meses para Siena, onde trabalhou com Francesco Castoro, chamado Fracastoro, ourives. Então mudou-se para Bolonha, onde fez progressos como ourives e começou a tocar flauta. Depois de visitar Pisa e voltar por duas vezes a Florença, foi para Roma, com dezenove anos. Atraiu a atenção para si com alguns trabalhos para o bispo de Salamanca, que o introduziu favoravelmente perante o Papa Clemente VII. É dessa época um de seus mais celebrados trabalhos, o medalhão Leda e o Cisne (hoje em Viena), com o torso e a cabeça de Leda executados em pedra. O papa o contratou como flautista. 
http://pit935.blogspot.com.br/2014_10_01_archive.html
Saiba mais:https://pt.wikipedia.org/wiki/Benvenuto_Cellini

23 outubro 2015

A BrasileiraTerezinha Guilhermina é a mulher mais veloz do mundo.

A brasileira Terezinha Guilhermina portadora de dificiência visual degenerativa é Ouro nos Jogos Paralímpicos.

Nasceu em uma família humilde mineira e tem de doze irmãos, sendo que cinco também possuem deficiência visual. Ela possui uma deficiência congênita, a retinose pigmentar, que fez perder com o tempo a pouca visão que tinha. Devido à deficiência visual (cegueira total), está classificada nas classe T1 ou classe T2 dos corredores paraolímpicos.


Durante o Campeonato Mundial de Atletismo de 2013, com o seu guia, Guilherme Santana.
Em 2006, foi eleita Atleta Paralímpica do Ano, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Em 2007, prestou o juramento do atleta olímpico na abertura dos Parapan do Rio 2007.
É treinada pelo técnico Amauri Veríssimo, que também treina o velocista Lucas Prado. Seu guia é o atleta Guilherme Santana.[1] [2] [3]

Resultados[editar | editar código-fonte]

  • Medalha de ouro nos 100m rasos, 200m rasos, 400m rasos e 4x400m rasos no Parapanamericano da IBSA em São Paulo, 2005
  • Medalha de ouro em cinco das seis etapas do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico, 2005
  • Campeã invicta nos 100m, 200m e 400m rasos do Circuito Loterias Caixa, 2006 e 2007
  • Campeã mundial nos 200m rasos, em AssenPaíses Baixos, 2006
  • Recordista mundial nos 400m rasos, Curitiba, 2007
  • Medalha de prata nos 400m rasos na Golden League IAAF em ParisFrança, 2007
  • Medalha de ouro e recorde mundial no 100m rasos, medalha de ouro nos 200m e nos 400m rasos, no Mundial da IBSA, em São Paulo, 2007
  • Medalha de ouro nos 100m e 200m rasos, medalha de prata nos 400m rasos com novo recorde mundial para a categoria T11, Parapan Rio 2007
  • Medalha de prata nos 100m e 200m rasos na Copa do Mundo Paralímpica em ManchesterInglaterra, 2008
  • Medalha de ouro nos 400m rasos na Golden League IAAF Etapa de Paris, França, 2008
Fonte: [4]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terezinha_Guilhermina
Terezinha Guilhermina
Durante homenagem, no Ministério do Esporte, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.Foto:Marcelo Camargo/ABr
Informações pessoais
ModalidadeAtletismo
Nascimento3 de outubro de1978 (37 anos)
Betim, Minas Gerais
NacionalidadeBrasil brasileira
Medalhas
Jogos Paraolímpicos
OuroLondres 2012100 metros rasos
OuroLondres 2012200 metros rasos
OuroPequim 2008200 metros rasos
PrataPequim 2008100 metros rasos
BronzePequim 2008400 metros rasos
BronzeAtenas 2004800 metros
Jogos Parapan-Americanos
OuroRio 2007100 metros rasos
OuroRio 2007200 metros rasos
OuroRio 2007400 metros rasos

22 outubro 2015

Você já votou? Conto com seu voto! O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está participando do Concurso Top Blog 2015


O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo está 

participando do Concurso Top Blog 2015 conto com sua 

preferência de voto.Obrigada.


Siga o Link e vote na aba direita da página com o 
símbolo top blog.
Obrigada. Maria Lopes


O Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo é considerado um Blog popular nas Redes Sociais e consta com uma coleção de Prêmios, Selos e Wards recebidos pela presença constante de seus visitantes e participação generosa dos amigos da WEB que de uma forma ou de outra colaboram enviando matérias, sugestões e votos quando necessário. 
O Blog Maria Lopes e Artes participa no Concurso Top 30 Brasil  e há mais de um ano se encontra entre os 10 mais votados em mais de 110 000 blogs e sites participantes mensalmente (graças a colaboração dos amigos). Sou imensamente grata por ter a satisfação de transformar o blog em algo real através um mundo virtual que é a informática. 

Apresento mais uma vez o Blog Maria Lopes e a Arte do Espetáculo para a sua aprovação me proporcionando a satisfação de contar com seu voto, no Concurso Top Blog 2015, local de votação que se encontra na aba direita do seu vídeo, onde se lê (vote aqui e seguir as instruções). 
Existe a necessidade de validar seu voto.Obrigada por sua tenção.

Por favor se encontrar alguma dúvida: marialopesdeandrade.lopes034@gmail.com

Felicidades e Grata por sua atenção e voto. Maria Lopes.

17 outubro 2015

17 de Outubro de 1849: Morre Frédéric Chopin

17 de Outubro de 1849: Morre Frédéric Chopin, compositor e pianista polaco

No Verão de 1849, o pianista Frédéric Chopin já  não conseguia leccionar pois uma tuberculose pulmonar evoluía rapidamente. A sua irmã mais velha, Ludwika, viajou desde Varsóvia para cuidar do compositor. No dia 17 de Outubro, o génio do piano morre no seu apartamento parisiense da Place Vendôme.

Se os amigos e admiradores pudessem prever que a Marcha Fúnebre da sua Sonata em si bemol menor opus 35, III Movimento, acompanharia no século e meio seguinte as exéquias de algumas das maiores personalidades mundiais, por certo a fariam executar no funeral que conduziu o corpo do genial compositor ao cemitério de Père- Lachaise em Paris.

Frédéric (Fryderyk Franciszek) Chopin nasceu em 1 de Março de 1810 na cidade de Zelazowa Wola, ducado de Varsóvia. O seu pai, Mikolaj (Nicolas) Chopin, polaco de origem francesa, era professor de Língua e Literatura Francesa no Liceu de Varsóvia. A sua mãe, Justyna Krzyzanowska, era dona de casa e talentosa pianista, que lhe ensinou as primeiras notas.

Muito cedo, com 7 anos, Frédéric compôs duas ‘polonaises’. Este prodígio foi ressaltado em jornais da cidade e o pequeno tornou-se atracção nos salões aristocráticos da capital.

Dos 13 aos 16 anos, Chopin estudou no liceu, onde o pai leccionava. Colegas de classe provinham das diversas regiões do país o que lhe possibilitou passar as férias nessas localidades. A música tradicional da Polónia,a  sua tonalidade distinta, a riqueza dos seus ritmos e o vigor das danças acompanhariam Chopin para sempre.

No Outono de 1826, Chopin ingressa na Escola Superior de Música, cujo director era o consagrado compositor Josef Elsner. O severo director permitiu que o Chopin se concentrasse no piano, devido  à sua facilidade de improvisação, inclinação a efeitos brilhantes, precisão de composição e compreensão do significado e da lógica de cada nota. Ao concluir os estudos em 1929, Elsner registou num relatório: “Chopin, Fryderyk, estudante de 3º ano, talento excepcional, génio musical”.

Chopin planeia, então, uma longa viagem pelo estrangeiro a fim de ganhar familiaridade com a vida musical na Europa e conquistar certa reputação. É aplaudido calorosamente nos seus concertos. Em Viena, o editor, Tobias Halinger, imprime a  sua primeira obra editada fora da Polónia, Variações sobre um tema de Mozart.

De volta a Varsóvia, dedica-se à composição e escreve os seus dois concertos para piano e orquestra. Dessa época são os seus primeiros nocturnos, estudos, valsas, mazurkas e ‘lied’
Depois de permanecer meses em Viena, Chopin resolve viajar para Paris. Durante a viagem toma conhecimento da queda de Varsóvia nas mãos dos russos. Chega à ‘cidade luz’ no Outono de 1831. Lá encontra muitos de seus compatriotas exilados, recebidos amistosamente.

Em Paris, a reputação de Chopin cresce vertiginosamente. Torna-se amigo de Liszt, Mendelsohn e Berlioz. O grande pianista Friedrich Kalkbrenner – cognominado o “rei do piano” – sabendo da estadia do jovem músico, organiza-lhe um concerto na sala Pleyel em Fevereiro de 1832. O sucesso foi estrondoso. Chopin assina contrato com a mais importante casa editorial da época, a Schlesinger.

O pianista instala-se definitivamente em Paris na condição de emigrado. Algum tempo depois, conhece a escritora francesa Aurore Dudevant, que escrevia sob o pseudónimo masculino de George Sand. A autora de romances audaciosos, seis anos mais velha, divorciada e com dois filhos, oferecia ao artista solitário uma ternura extraordinária bem como cuidados materiais e maternais.

Os amantes passam o Inverno de 1838/1839 na ilha espanhola de Maiorca. Devido às condições climáticas desfavoráveis, Chopin rapidamente adoece e dá os primeiros sinais de tuberculose. Debilitado, ainda assim compõe ali algumas de suas obras-primas: os 24 prelúdios, Polonaise em dó menor, Balada em fá maior, Scherzo em dó bemol menor.

Volta à França na Primavera de 1839, instala-se na mansão de Sand em Nohant, região central do país. Lá permanece até 1846. Foi o período mais feliz e produtivo. A maioria de suas obras mais marcantes foi ali composta.

O amor e a amizade profunda entre Chopin e Sand aos poucos cederam lugar a conflitos cada vez mais sérios, devido principalmente à atitude hostil do filho de George Sand. A separação final ocorreu em Julho de 1847.

Estas dolorosas experiências pessoais foram devastadoras para a criatividade do compositor e para sua saúde física e mental. Abandona quase que completamente a composição e até ao fim da vida escreveria apenas umas tantas miniaturas. Frágil e acossado por uma febre insidiosa, Chopin dá seu último concerto em 16 de Novembro de 1848.
O pianista foi enterrado no cemitério Père-Lachaise. Em respeito à sua vontade,o  seu coração foi retirado e está colocado numa urna na igreja Santa Cruz em Varsóvia.
Opera Mundi
wikipedia (Imagens)






Arquivo: Frédéric Chopin por Bisson, 1849.png

Frédéric Chopin c. de 1849



 Ficheiro:Chopin, by Wodzinska.JPG
Retrato de  Frédéric Chopin - Maria Wodzińska
Arquivo: Chopinradziwill.jpg

Extraído do blog: História da História:  http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2015/10/17-de-outubro-de-1849-morre-frederic.html


15 outubro 2015

15 de Outubro de 1844: Nasce o filósofo alemão Friedrich Nietzsche

15 de Outubro de 1844: Nasce o filósofo alemão Friedrich Nietzsche

Um dos filósofos emblemáticos dos finais século XIX, nasceu a 15 de outubro de 1844, em Röcken, e morreu a 25 de agosto de 1900, atacado pela demência, em Weimar. As suas reflexões caracterizam-se por uma violentacrítica aos valores da cultura ocidental.
Com efeito, para Nietzsche, a decadência do Ocidente começou quando o discurso filosófico, depois de Sócrates,veio afastar a síntese que se realizara na tragédia grega, substituindo a harmonia apolíneo/dionisíaco(representando a ambivalência da essência humana, dividida entre a desmesura passional e a medida racional)por um discurso das aparências, enganador e ilusório, que transforma a realidade autêntica em metáforas ocas.Esse processo de desvitalização encontrará o apogeu com a afirmação da moral judaico-cristã, «moral deescravos», reflexo de uma maquinação hipócrita de indivíduos débeis, ignóbeis e vis numa tentativa deenfraquecer e dominar pela astúcia os valorosos.
A crítica nietzschiana acaba mesmo por abranger os fundamentos da razão, considerando que o erro e o devaneioestão na base dos processos cognitivos e que a  na ciência, como qualquer  em verdades absolutas, nãopassa de uma quimera.
Não se limitando, porém, à denúncia de um estado de espírito dominado pela submissão a valores ancestrais,impotentes para criar algo de novo e propagando a obediência e a servidão como princípios supremos, aoproclamar a «morte de Deus» e a abolição de qualquer tutela, Nietzsche passa ao anúncio de uma nova eracentrada na exaltação da vontade de poder, apanágio do homem verdadeiramente livre, o super-homem, que nãoconhece outros ditames além dos que ele próprio fixa. No entanto, o super-homem não é unicamente dominadopelo egoísmo, cabendo-lhe dirigir a «massa», anónima e ignorante, para um estádio superior em que os valoresvitais, a alegria e a espontaneidade permitam a reafirmação do instinto criador da humanidade.
Pensador paradoxal, associa ao super-homem a consciência do eterno retorno, procurando, talvez, exprimir oaspeto cíclico dos movimentos históricos ou a impossibilidade de, alguma vez, ser atingido um grau supremo deperfeição no devir do Homem.
Expressando-se de forma aforística e mantendo todas as suas afirmações no limiar da inteligibilidade imediata,Nietzsche foi um filósofo ímpar, tão inovador como polémico: ao exaltar, em detrimento da razão, a faculdade davontade como núcleo da essência humana e verdadeiro motor do devir e colocando-se numa posição de profundoceticismo face aos fundamentos da ética e da moral, abalou profundamente os pilares do racionalismo, sendo porisso considerado como um dos «filósofos da suspeita» (ao lado de Marx e Freud), na esteira da «crise da razão»que marcou profundamente a filosofia no século XX.
Entre as suas obras são de destacar:
A Origem da Tragédia (1872), Humano, Demasiado Humano (1878), Aurora (1881), A Gaia Ciência (1882), AssimFalou Zaratustra (1883-85), Para além do Bem e do Mal (1886), A Vontade de Poder (1886, editado em 1906), AGenealogia da Moral (1887), Ecce Homo (1888), O Anticristo (1888).
Fontes:Friedrich Nietzsche. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
wikipedia (Imagens)
File:Nietzsche1861.jpg
Friedrich Nietzsche em 1861
Friedrich Nietzsche em 1882

http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2015/10/15-de-outubro-de-1844-nasce-o-filosofo.html



O filósofo é o homem de amanhã, aquele que recusa o ideal do dia, aquele que cultiva a utopia.
Friedrich Nietzsche