Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

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Maria Lopes

30 abril 2014

O Educador Alexander Sutherland NEILL


 O Educador Alexander Sutherland NEILL


Alexander Sutherland NEILL (1888-1973)
A. S. Neill nasceu em Forfar, Scotland, em 1883, O quarto de 13 crianças. Ele era filho de um mestre-escola ou "Dominie"*, a stern, homem puritano que regrava sua classe com um bastão de ferro. Nesse tempo a correia ou chicote eram comumente usados em escolas na Escócia, e quando Neill tinha 15 anos e foi tomado como aspirante a professor por seu pai, ele já esperava para usar esse recurso em outras crianças.
       Com 25 anos, Neill foi para a Universidade de Edimburgo e se graduou em inglês. Depois disso se tornou jornalista e posteriormente diretor de uma pequena escola em Gretna Green. Foi ali que ele escreveu seu primeiro livro,  A Dominie's Log**, e começou a formar suas idéias de liberdade para crianças. Depois de um ano na escola disse:
         "Eu converti uma escola rígida num playground, e adorei. Esses meninos tiveram um ano de felicidade e liberdade. Eles fizeram o que quiseram; eles cantaram suas canções enquanto produziam gráficos, eles comeram seus doces enquanto liam seus livros, eles se penduravam em meus braços qunado nós passeavamos em busca de recantos artísticos***.
          Em 1917 Neill visitou a `Little Commonwealth' de Homer Lane, a comunidade para adolescentes delinquentes, e viu o auto-governo em funcionamento. Lane era um firme acreditador da bondade inata das crianças.Ele familiarizou Neill com a"New Psychology" de Freud e mais tarde tornou-se a psicanalista de Neill. Desta forma ele introduziu Neill a dois elementos que foram essenciais à fundação de Summerhill: A reunião de auto-governo, e a importância do bem estar emocional das crianças acima do desenvolvimento acadêmico.* A tradução para "dominie" seria mestre. Foi mantida "dominie" para demonstrar que a palavra numa tradução literal relaciona-se a "dominação".
** "O Mestre Inconsciente"
*** Neill usa a expressão "artistic corners, que não sei se queria dizer "esquinas de arte", comuns na Europa, ou recantos com uma beleza considerada artística por ele e as crianças.

Primeiros Anos
        Summerhill foi fundado em 1921 em Hellerau, um subúrbio de Dresden, Inglaterra. Ela fez parte de uma escola internacional chamada "New Schule". Ali havia ótimas  facilidades e muito entusiasmo, bas depois de meses seguidos Neill foi progressivamente tornando-se menos satisfeito com a escola. Ele sentiu que ela era conduzida por idealistas - eles desaprovavam o fumo, foxtrots e os cinemas - enquanto ele queria que as crianças vivessem suas próprias vidas. Ele disse:

         "Eu estou somente realizando a absoluta liberdade de meu esquema de educação. Eu vejo que todo extremo da compulsão é errado, que a compulsão interior é a única que vale. E se Mary ou David querem ficar a toa, então ficar a toa é a única coisa necessária a suas personalidades nesse momento. Cada momento da vida de uma criança saudável é um momento produtivo. Uma criança não tem tempo para sentar e ficar a toa. Esse comportamento é anormal, e portanto ele é necessário quando existe."
      Junto com a Senhora Neustatter (que depois se tornou sua primeira esposa), Neill mudou sua escola para Austria. A localização era  idílica - no topo de uma montanha - mas o povo local, uma comunidade católica, foi hostil. 
        Em 1923 Neill mudou para o centro de Lyme Regis, no sul da Inglaterra, para uma casa chamada Summerhill. A escola continuou lá até 1927, quando mudou-se para a presente localidade, em Leiston no condado de Suffolk.
 
        Neill continuou a tocar a escola - posteriormente com a ajuda de sua segunda esposa, Ena - até sua morte em 1973. Ena então seguiu até aposentar-se  em 1985, quando sua filha Zoe, a corrente Diretora*, tomou a frente.

* Aqui utilizou-se o termo headteacher, que numa tradução literal significaria a cabeça ou a líder das professoras, inexistente no Brasil

Summerhill Hoje
        Summerhill hoje não mudou fundamentalmente desde seu primeiro início. Ela desejavelmente poderia ser descrita da seguinte maneira:     Para permitir a crianças livres crescerem emocionalmente;
     Para dar as crianças poder sobre suas próprias vidas;
     Para dar as crianças o tempo de se desenvolverem naturalmente;
     Para criar uma infância feliz por remover o medo e a coerção por adultos.

        Summerhill tem até o presente seguido por setenta e cinco anos. Seu sucesso em prover um feliz desenvolvimento para às crianças, e em produzir homens e mulheres felizes e equilibrados, permanece como uma contínua prova da noção de Neill que "A ausência do medo é a melhor coisa que pode acontecer a uma criança." 
 

  • CALOR HUMANO na vida e na obra de Neill
    No tempo em que Neill era garoto, a criança era vista como um diabrete, que somente sendo devidamente "educada" poderia se tornar cidadãos respeitáveis. Na mente de Neill nunca foi assim. Ele nunca se sentiu um diabrete, e portanto não duplicou este comportamento repressor. Ao libertar-se de seus últimos condicionamentos criando Summerhill, Neill tratou de demonstrar que a essência do ser humano é de fato bondosa, e somente pôde faze-lo através de seu método próprio, onde transmitia afeto sem apego. Era prático sem ser frio. Era doce sem ser melado. Permitia-se ser humano o tempo todo, relatando suas fraquezas, e seu gosto pelas coisas simples, talvez mais que pelas intelectuais. Sua vida não era a escola; Ela integrava-se com harmonia à esta.
BIBLIOGRAFIA
No Brasil, A. S. Neill tem publicados os seguintes livros, todos pela Editora Ibrasa (ao invés de colocar o ano de publicação aqui no Brasil, foi colocado ao lado o ano em que o livro foi escrito):
  •  Liberdade Sem Medo (1960): Muitos pensam ser o principal livro do autor. Na verdade foi o primeiro e que mais repercurssão causou no Brasil. Porém seus livros tem caráter complementar, e os mais atualizados enfocam problemáticas da educação já nos dias de hoje.
  • Liberdade, Escola, Amor e Juventude (1967)
  • Liberdade na Escola (1967)
  • Liberdade no Lar (1967)
  • Liberdade Sem Excesso (1968): O autor responde inúmeras cartas de pais e mestres que desejam saber mais sobre o sistema educacional de Summerhill
  • Minha Luta pela Liberdade no Ensino (1972)
  • Um Mestre na Encruzilhada (1975)
  • Um Mestre Contra o Mundo (1975)
  • Diário de Um Mestre-Escola

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