Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

07 novembro 2013

A origem da Meditação Transcendental



A origem da Meditação
Transcendental

Adi Shankaracharya nasceu como Shankara, em torno de 788 dC, em uma família brâmane na vila Kaladi de Kerala. A história de vida de Adi Shankaracharya nos diz que ele mostrou uma grande inteligência desde a infância. Dominava todos os Vedas e Vedantas e podia recitar os poemas épicos e Puranas de cor.


Diversos mestres védicos praticaram e ensinaram a Meditação Transcendental aos seus discípulos. O grande sábio dessa linha de mestres chamado Swami Brahmananda Saraswati ou "Guru Dev" foi o mestre do guru Maharishi Mahesh Yogi, sábio e físico que, por sua vez, buscou a popularização e a universalização do conhecimento desta técnica treinando diversos professores pelo mundo nos últimos 50 anos.
De acordo com Maharishi, em Meditations of Maharishi Mahesh Yogi,  “a palavra ‘Veda’ vem da raiz ‘Vid’, que em sânscrito significa ‘conhecer’. ‘Veda’ significa ‘conhecimento da Vida’.


Nos colégios e universidades, existem inúmeras matérias que nos falam dos campos relativos à vida, mas nenhuma matéria trata da própria vida. A religião, a filosofia, a ciência, a história e todos os humanismos tratam do passado e do presente, da geografia e da história, do tempo e do espaço. Todas estas matérias nos revelam certos aspectos da vida.
Os Vedas são também conhecimento da vida; a diferença é que estão relacionados com a plenitude dela como um todo, e também como parte."


Maharishi Mahesh Yogi
Maharishi nasceu em 12 de janeiro de 1917, perto de Jabalpur, Índia, e foi o fundador do movimento da Meditação Transcendental. "Maharishi" significa "grande vidente", título usado na Índia para referir-se a um sábio destacado. Seu guru espiritual foi Guru Dev, de quem foi secretário por 13 anos. Também graduou-se em física, pela universidade de Allahabad.

Depois de passar dois anos em silêncio em Uttar Kashi, Maharishi começou em 1957 a divulgar pelo mundo a técnica da Meditação Transcendental, baseada na antiga sabedoria védica do Himalaia, que por sua vez foi acumulada ao longo de milhares de anos de cuidadosa transmissão. Desde que Maharishi começou a ensinar o programa da Meditação Transcendental, milhares de professores foram treinados em todo o mundo, como a professora do Instituto Nacional de Meditação Juliana Brescovicci.


Em 29 de Janeiro de 1959, chegou a San Francisco e divulgou a Meditação Transcendental junto a alguns membros da alta sociedade norte-americana, o que a converteu em moda nos círculos burgueses. Em 1970, a Meditação Transcendental era praticada por muitas pessoas, sobretudo universitários e jovens empresários e, sendo uma técnica mental simples, ensinada de forma homogênea e padronizada, prestava-se facilmente a objeto de estudo científico.


Foi nesta década que Maharishi expandiu o seu movimento às esferas corporativas, criando vários estabelecimentos de ensino superior nos Estados Unidos, na Suíça, Holanda e Índia. Hoje, a Meditação Transcendental é um nome familiar em todo o mundo, universalmente reconhecida como um meio eficaz de se eliminar o estresse e desenvolver o potencial humano, e é praticada por milhões de pessoas em todas as esferas da vida.



Honrando Guru Dev, Maharishi e a Tradição dos Mestres Védicos
Honramos Guru Dev, Maharishi, a longa linha de Mestres Védicos, e também os seus antecessores por preservar e transmitir, ao longo dos séculos, de mestre para discípulo, o conhecimento antigo dos Vedas. Graças a essa tradição, o conhecimento sempre esteve disponível e Maharishi pôde expandi-lo e preservá-lo treinando muitos professores em todo o mundo.

Expressamos nosso agradecimento de forma simples, como se faz na Índia, com as seguintes palavras: "Jai Guru Dev”, que significam "Graças a Guru Dev", "Graças ao Mestre Amado".

http://www.institutodemeditacao.com.br/maharish.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário