Prêmio TopBlog Brasil 2013/4

Prêmio TopBlog Brasil 2013/4
Maria Lopes

28 dezembro 2015

Paulo Freire foi secretário de Educação no Município de São Paulo.

 
Paulo Freire  foi secretário de Educação no Município de São Paulo.
 
Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

A carreira no Brasil foi interrompida pelo golpe militar de 31 de março de 1964. Acusado de subversão, ele passou 72 dias na prisão e, em seguida, partiu para o exílio. No Chile, trabalhou por cinco anos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Nesse período, escreveu o seu principal livro: Pedagogia do Oprimido (1968).

Em 1969, lecionou na Universidade de Harvard (Estados Unidos), e, na década de 1970, foi consultor do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional a governos de países pobres, a maioria no continente africano, que viviam na época um processo de independência.

No final de 1971, Freire fez sua primeira visita a Zâmbia e Tanzânia. Em seguida, passou a ter uma participação mais significativa na educação de Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. E também influenciou as experiências de Angola e Moçambique.

Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois livros tidos como fundamentais em sua obra: Pedagogia da Esperança (1992) e À Sombra desta Mangueira (1995). Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação no Município de São Paulo, sob a prefeitura de Luíza Erundina.

Freire teve cinco filhos com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira. Após a morte de sua primeira mulher, casou-se com uma ex-aluna, Ana Maria Araújo Freire. Com ela viveu até morrer, vítima de infarto, em São Paulo.

Doutor Honoris Causa por 27 universidades, Freire recebeu prêmios como: Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992).
http://educacao.uol.com.br/biografias/paulo-freire.htm
 

22 dezembro 2015

Chico Mendes líder seringueiro, lutou pacificamente pela preservação da Floresta Amazônica, assassinado covardemente em 22 de dezembro de 1988.

Chico Mendes líder seringueiro, lutou pacificamente pela preservação da Floresta Amazônica, assassinado covardemente em  22 de dezembro de 1988.
 


 
 
Chico Mendes (1944-1988) foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Lutou pela preservação da Floresta Amazônica e suas seringueiras nativas. Recebeu da ONU o Prêmio Global de Preservação Ambiental.
Chico Mendes (1944-1988) nasceu em Xapuri, Acre, no dia 15 de dezembro de 1944. Filho do seringueiro Francisco Alves Mendes e de Maria Rita Mendes, desde criança acompanhava seu pai pela floresta. Sem escolas na região, só foi alfabetizado com 19 anos de idade.
Em 1975 iniciou sua atuação como sindicalista, foi nomeado secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Basileia. No ano seguinte iniciou sua luta em defesa da posse de terra para os habitantes nativos da região. Criou os “empates” – forma de luta pacífica para impedir o desmatamento da floresta, onde toda a comunidade se mobilizava e fazia barreiras com o próprio corpo nas áreas ameaçadas de destruição pelos serralheiros e fazendeiros.
Em 1977 participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Nesse mesmo ano foi eleito vereador pelo MDB. Recebeu as primeiras ameaças de morte por parte dos fazendeiros. Em 1981 assumiu a direção do Sindicato de Xapuri, do qual foi presidente.
Em 1982 candidata-se a deputado federal pelo PT, mas não consegue se eleger. Em 1984 foi acusado de incitar os posseiros a praticar violência. Julgado pelo Tribunal Militar de Manaus foi absolvido por falta de provas. Em outubro do ano seguinte lidera o Primeiro Encontro de Seringueiros e cria o Conselho Nacional dos Seringueiros.
A liderança de Chico Mendes na luta dos seringueiros e na preservação da floresta atingiu repercussão nacional e internacional. Em 1987 proferiu um discurso na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Miami (EUA), denunciando a destruição da floresta e solicitando a suspensão do financiamento para a construção da BR – 364, que atravessava o estado de Rondônia e chegaria ao Acre. O objetivo da rodovia seria criar um caminho para escoar a produção gerada pelos estados amazônicos e pelo Centro Oeste, que chegaria ao Pacífico pelo porto peruano.
Nesse mesmo ano, Chico Mendes recebeu em Xapuri uma comissão da ONU que viu de perto a destruição da floresta e a expulsão dos seringueiros. Dois meses depois o financiamento foi suspenso e o BID exigiu do governo brasileiro o estudo do impacto ambiental na região. O Senado americano, onde Chico Mendes também foi convidado a falar, fez recomendações a diversos bancos que também financiavam projetos na região. No mesmo ano Chico Mendes recebeu da ONU o Prêmio Global 500, de Preservação Ambiental.
Em 1988 é criada no Acre, a União Democrática Ruralista (UDR). Nesse mesmo ano Chico Mendes participa da criação primeira reserva extrativista do Acre. Após a desapropriação das terras do fazendeiro Darly Alves da Silva, Chico Mendes recebe ameaças de morte por prejudicar o progresso da região e denuncia o fato às autoridades, pedindo proteção.
Durante o Terceiro Congresso Nacional da CUT, Chico Mendes volta a denunciar as ameaças que vem recebendo. A tese que apresenta - "Defesa do Povo da Floresta" - em nome do sindicato de Xapuri, é aprovada por unanimidade. Chico Mendes é eleito suplente na direção da CUT.
No dia 22 de dezembro de 1988, ao sair de sua casa em Xapuri, Chico Mendes é assassinado com tiros de escopeta, deixando esposa e dois filhos pequenos. Em dezembro de 1990, a justiça brasileira condenou o fazendeiro Darly Alves a dezenove anos de prisão pela morte de Chico Mendes.






 

01 dezembro 2015

Rosa Parks ficou conhecida como a "mãe dos movimentos pelos direitos civis" nos EUA..

01 de Dezembro de 1955: Rosa Parks é presa por desobediência civil
Em Montgomery, capital do Alabama, as primeiras filas dos autocarros eram, por lei, reservadas a passageiros brancos. Atrás vinham os assentos nos quais os negros podiam sentar-se. No dia 1 de Dezembro de 1955, Rosa Parks entrou num desses autocarros  e  sentou-se num dos lugares situados a meio do autocarro.  Quando o motorista – branco – exigiu que ela e outros três negros se levantassem para dar lugar a brancos que tinham entrado no autocarro, Rosa Parks  negou-se a cumprir a ordem. Ela continuou sentada e, por isso, foi detida e levada para a prisão.
O protesto silencioso de Rosa Parks propagou-se rapidamente. O Conselho Político Feminino organizou, a partir daí, um boicote aos autocarros urbanos, como medida de protesto contra a discriminação racial no país. Martin Luther King Jr. foi um dos que apoiaram a acção. O activista e músico Harry Belafonte lembra-se como a sua vida mudou, após o dia em que King lhe telefonou para pedir apoio à acção da mulher que ficou conhecida como a "mãe dos movimentos pelos direitos civis" nos EUA.
"A atitude de Rosa Parks permitiu-nos reagir contra as pressões políticas e sociais que caracterizavam a nossa sociedade. Quando King me telefonou,  comecei, pela primeira vez, a lutar oficialmente por essa causa."
Poucos dias depois da atitude espontânea de Parks, milhares de negros  recusaram-se a apanhar o autocarro a caminho do trabalho. Enquanto as empresas de transporte colectivo começaram a ter prejuízos cada vez maiores, os negros andavam  a pé vários quilómetros, acenando e cantando pelas ruas, sendo também frequentemente insultados e agredidos.
No dia 13 de Novembro de 1956, o Supremo Tribunal norte-americano aboliu a segregação racial nos autocarros de Montgomery. Poucas semanas mais tarde, a nova lei entrou em vigor em Montgomery. Em 21 de Dezembro de 1956, Martin Luther King e Glen Smiley, sacerdote branco, entraram juntos num autocarro e ocuparam os lugares na primeira fila.
Em Junho de 1999, o então presidente Bill Clinton condecorou Rosa Parks, então com 88 anos, com a medalha de ouro do Congresso norte-americano. Durante a cerimónia da condecoração, Clinton acentuou que Parks foi capaz de lembrar aos EUA que a promessa de liberdade  estava apenas a ser uma ilusão para milhares de cidadãos do país. No seu discurso de agradecimento, Parks ressaltou que a homenagem deveria servir para encorajar todos os que lutam pela igualdade de direitos em todo o mundo.
 

Fontes: DW
wikipedia (imagens)
Rosa Parks em 1955, com Martin Luther King, Jr. ao fundo

 O Autocarro de Montgomery em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar
Rosa Parks num autocarro de Montgomery no dia 21 de Dezembro de 1956
 

Vencedores do Top30 Brasil / Fã Clube.


Vencedores do Top30 Brasil




Edição: Novembro de 2015


PosiçãoVotosNome do Site
50Maria Lopes e Grandes Seres
47Maria lopes e Convidados
44Gratidão aos amigos da Maria lopes
6Pokémon Isshu
6Net Norris
3Anime Nyuusu
2Pokemon Thunders
1mundo yugioh 5d
1Mundo Nick Download
10º1lenisson animes